Com esta integração você pode enviar suas etiquetas de envio por meio dos Correios (PAC e Expresso), Jadlog (.Package e .Com) e Via Brasil. Além disso, é possível automatizar o rastreamento das suas encomendas gratuitamente através do Melhor Rastreio.

Pra usar, o método é bem simples. Primeiro, você deve acessar o painel Integrações, em sua conta Melhor Envio, e selecionar a plataforma Nuvem Shop:

Logo após, você deverá clicar na opção LOGIN. Uma tela será aberta solicitando seus dados de acesso da sua conta Nuvem Shop:

Depois que você inserir os seus dados de acesso, a tela carregará por alguns instantes e voltará para a sua conta Melhor Envio. Em seguida, irão acontecer duas ações: em seu PAINEL DE CONTROLE surgirá a aba Minhas vendas (ao final do artigo há mais detalhes sobre este recurso) e será aberto um painel de configurações para a integração:

Fique atento: este é um modelo de integração simples. Nele, você poderá importar seus pedidos da Nuvem Shop para a sua conta Melhor Envio e, a partir daí, realizar a compra das etiquetas de envio para as suas encomendas. Mas, esse procedimento ainda não faz com que nossas opções de frete apareçam em sua loja. Você ainda precisará contar com os meios de envio disponibilizados pela Nuvem Shop.

No painel acima, você verá algumas informações da sua loja virtual e também terá a opção de configurar suas formas de envio.

A primeira coisa a fazer é selecionar com quais serviços de quais transportadoras você deseja trabalhar.

Clicando no botão que fica ao lado de cada serviço, você poderá habilitar ou desabilitar cada modalidade referente aos Correios, Jadlog ou Via Brasil:

Ainda nesta tela, você poderá selecionar o seu Endereço de remetente padrão. Pode ser um que você já tenha cadastrado em sua conta Melhor Envio ou um novo endereço que você queira adicionar clicando em Adicionar endereço:

Você poderá configurar suas opções de frete e, fazendo isso, seus envios já virão com serviços pré-selecionados, que poderão ser alterados posteriormente. 

É possível, ainda, configurar suas opções de seguro. Ao passar o mouse ao lado de cada modalidade, uma explicação sobre o método implementado surgirá próximo ao seu cursor.

Seguindo na mesma página, mais abaixo, você poderá observar as seguintes opções de configurações:

Marcando alguma das opções de Serviços adicionais, eles serão sempre considerados nos seus envios. Nesse caso, você deverá ter ciência de que ao selecioná-los taxas extras serão inseridas no cálculo final do seu frete. 

As opções de Melhor Rastreio servirão para automatizar o uso do nosso sistema de rastreamento de mercadorias.

Ainda terão as informações de Pacote padrão. Se as embalagens dos seus produtos em sua loja não tiverem os dados de altura, largura, comprimento e peso cadastrados, as dimensões e o peso desse campo serão usadas como padrão para calcular os seus envios:

Por último, há a configuração de retorno automático de código de rastreio para a Nuvem Shop. Deixando esta opção selecionada, sempre que for gerado um novo código de rastreio, ele será transferido para a sua conta. Vale ressaltar que esta função só será possível se a plataforma liberar esta automação.

Após conferir e atualizar as informações, você poderá clicar no botão Minhas vendas e verificar a sua lista de pedidos atualizada:

Mais:

✔ Para entender o funcionamento do painel Minhas vendas, clique no link abaixo:

Como funciona o painel "Minhas Vendas"

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