Importante: para realizar esta integração você precisa de uma chave para acesso à API da Loja Integrada, mas a plataforma só permite essa função para os assinantes do plano Pro.

Neste manual vamos explicar ao cliente Loja Integrada como sincronizar os pedidos da plataforma para a conta Melhor Envio. É um procedimento fácil e vai fazer com que suas vendas sejam atualizadas e você não precise realizar o preenchimento das etiquetas de envio manualmente.

Esta é uma integração intermediária. Fará com que você atualize seus pedidos da plataforma em uma aba específica em seu painel de controle Melhor Envio.

Para começar o processo de integração, basta acessar o painel da Loja Integrada em sua conta Melhor Envio. Isso é possível em Painel de Controle > Integrações > Loja Integrada:

Neste momento, será solicitada uma chave de acesso API KEY, que poderá ser obtida na plataforma Loja Integrada.

Para que isso seja feito, é só entrar em sua conta (clique aqui para ser direcionado ao seu painel administrativo) e passar o mouse sobre o ícone da engrenagem no canto superior direito. Em seguida, vá até "Configurações" e clique em Chave para API:

Na tela seguinte, você terá de cadastrar uma chave para ter acesso à API. Elas são utilizadas para que serviços externos tenham acesso aos dados da sua loja.

Para que isso seja feito, basta clicar no botão Cadastrar nova chave:

Em seguida, você terá que informar um nome de identificação para a chave. Você poderá inserir aquele que deseja ou o nome do serviço que utilizará esta chave, no caso, o Melhor Envio:

Em seguida, é só clicar em Cadastrar

Pronto! Na próxima tela será gerada a chave de API da sua loja:

Copie esta sequência e cole no painel Loja Integrada da sua conta Melhor Envio:

Após isso, clique em CONFIRMAR. A tela será carregada por alguns segundos e você terá de escolher qual o nome da loja que deseja integrar. Após a seleção, clique em "Selecionar".

O seu painel Loja Integrada será carregado e logo em seguida você poderá editá-lo de acordo com as suas preferências. Estas configurações serão necessárias para automatizar seus pedidos da plataforma que, a partir de agora, serão sincronizados para a nova aba chamada "Minhas Vendas" do seu painel de controle. Clique aqui e saiba como funciona.

Nesta tela, você verá, primeiramente, algumas informações da sua loja virtual. Abaixo, há um outro botão que levará você à pagina "Minhas Vendas". 

Na próxima opção, você terá que escolher as transportadoras com as quais deseja trabalhar, junto das suas modalidades:

Em seguida, será possível selecionar um endereço padrão de remetente ou inserir um novo, através da opção "Adicionar endereço".

Abaixo, você deverá configurar seus métodos de frete. Caso selecione a função "Priorizar sempre opção do cliente (comprador)", seus envios já virão com os serviços de frete pré-selecionados. Eles foram escolhidos pelo seu cliente no momento da compra (através das formas de envio disponibilizadas pela Loja Integrada), mas poderão ser editados posteriormente. Ainda será permitido priorizar o frete econômico ou o frete expresso:

É possível, ainda, configurar suas opções de seguro. Nesta seleção, ao optar por "Assegurar sempre", você estará indicando que seus pedidos serão sempre segurados de acordo com o valor dos produtos. Em "Assegurar só quando necessário", os pedidos serão segurados somente para envios por transportadoras privadas, onde esta função é obrigatória.

Nos "Serviços adicionais", caso você escolha umas das opções (Aviso de recebimento ou Mão própria), algumas taxas serão somadas ao cálculo de frete dos seus pedidos. Saiba mais clicando aqui.

As opções do “Melhor Rastreio” servirão para fazer uso do nosso sistema de rastreamento de mercadorias:

Após, teremos ainda as opções de dimensão padrão para o pacote do seu envio. Se o seu produto não tiver estas informações cadastradas em sua Loja Integrada, as dimensões deste campo serão usadas nas informações do seu pedido.

E na última configuração, no campo “Outros”, será possível que retorne, automaticamente, o código de rastreio para o seu pedido na Loja Integrada:

Após conferir e atualizar estas informações, você poderá clicar no botão “Minhas Vendas” e verificar a sua lista de pedidos atualizada. 


Mais:

✔ Acesse ao manual de integração em vídeo com a Loja Integrada:

(Vídeo) Manual de integração: plataforma Loja Integrada

✔ Para entender o funcionamento da ferramenta "Minhas Vendas", clique no link abaixo:

Como funciona o painel "Minhas Vendas"

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