O Bling é um Sistema de Gestão Empresarial Integrado (ERP) para micros e pequenas empresas. Controla nota fiscal (NFe), finanças, estoques e integração, tornando-se a solução para otimizar e administrar seus negócios. 

Através da integração com o Melhor Envio é possível a sincronização das informações de vendas, geração de etiquetas de envio e informações de rastreamento das mercadorias.

Para começar a integração, é preciso clicar na aba Integrações do seu painel de controle Melhor Envio. Ao selecionar o Bling, a seguinte tela surgirá:

Para que a integração seja consolidada, serão necessárias duas informações: uma chave API KEY e um ID de Serviço. Estas informações serão obtidas através da sua conta Bling. Os procedimentos deverão ser feitos para que haja a conexão entre o site e a nossa plataforma, mas poderão ser realizados apenas uma vez. Confira abaixo o passo a passo para a geração desses códigos:

  • API KEY

No Bling, vá em "Preferências" (menu superior direito, indicado pela seta vermelha na imagem) e depois procure o menu "Sistema" (seta azul) e, nele, selecione a opção "Usuários" (indicado pela seta verde na imagem):

Em seguida, você será direcionado à tela dos usuários cadastrados em seu sistema. Por padrão, os usuários que aparecem ao entrar na página são os usuários normais, com acesso normal ao seu sistema. 

Para ver a lista dos usuários que possuem acesso a API do Bling pela chave de API é preciso clicar no botão "Filtros" (seta vermelha na imagem) e, depois, clicar em "Usuários API" (seta verde). Para adicionar um novo usuário, clique no botão "Incluir um usuário" (seta azul):

Na próxima tela, você poderá criar dois tipos de usuário no Bling: um usuário normal e um usuário API.

Precisamos criar agora um "Usuário API" (seta vermelha na imagem), pois é com ele que será gerada a chave de API KEY, necessária para a conexão Melhor Envio > Bling.

Atenção: se você já havia criado uma chave de API, pelo sistema antigo do Bling, será preciso deletá-la e, em seguida, gerar uma nova. Se você precisar fazer isto, o Bling irá mostrar um aviso e você deverá clicar no botão "Deletar" (seta verde na imagem):

Ao clicar em "Usuário API", você terá que preencher os seguintes dados: nome (seta vermelha na imagem) e e-mail (seta verde). O endereço deste e-mail não poderá ser o mesmo usado para o cadastro da sua conta Bling. Se o fizer, ele não será aceito e você não poderá continuar o processo.

Em seguida, você deverá clicar no botão "Gerar" (seta azul na imagem) para que seja, então, gerada a chave API KEY: 

Depois disso, você deverá selecionar as "Permissões" que a conexão Melhor Envio > Bling irá autorizar para esta chave de API.  

Os tipos de permissões são mostrados pelas setas vermelhas na imagem. Dentro de cada tipo de permissão (Cadastros, Vendas, Finanças e Serviços) existem outros subitens, indicados pelas setas verdes. Recomendamos que você selecione todas as permissões para o melhor funcionamento da ferramenta:

Depois que você clicar em "Gerar" (seta vermelha na imagem abaixo), você terá gerado a chave API KEY do Bling. Ela irá aparecer no espaço indicado pela seta azul. 

É importante gravar esta chave! Você poderá copiá-la, automaticamente, clicando no botão ao lado da sequência (seta e círculo verdes na imagem) e colar no painel Bling na plataforma Melhor Envio.

Não esqueça de, após selecionar as permissões, clicar no botão "Salvar" (seta laranja):

Pronto, o primeiro passo já foi realizado! 

  • ID de Serviço

Agora é preciso gerar o código de serviço. Para isso, volte à opção "Preferências" (no menu superior direito, indicado pela seta vermelha na imagem) e depois procure o menu "Logísticas" (indicado pela seta verde). Nele, selecione a opção "Configurações de integrações logísticas" (indicado pela seta azul):

Logo que você clica nesta opção, aparecerá uma nova tela. Nela, clique em "Incluir" para continuar (indicado na seta vermelha):

Nesta tela, clique em "Integração" e selecione a opção "Personalizada" (seta vermelha). Preencha em "Descrição" e "Serviço" o nome Melhor Envio (setas verdes). 

O restante dos campos podem ficar em branco. Depois clique em "Adicionar" (seta azul) e, em seguida, em "Salvar" (seta laranja):

Você será redirecionado para a tela anterior. Em seguida, clique no serviço Melhor Envio recém criado (no lugar indicado na seta vermelha):

Eba! Agora sim você poderá ver o seu ID de Serviço para o Melhor Envio, que foi gerado através do Bling (seta vermelha):

É gerado um ID de Serviço para cada usuário. 

Em seguida, você poderá copiar e colar a sequência no painel Bling em sua conta Melhor Envio. Logo que você insere as informações da chave API KEY e o ID de Serviço, surgirão as opções de lojas integradas para você selecionar:

Depois que você selecionar, será redirecionado ao painel de configurações da integração:

Neste painel, você verá algumas informações da sua loja virtual e também terá a opção de configurar suas formas de envio.

A primeira coisa a fazer é selecionar com quais serviços de quais transportadoras você deseja trabalhar.

Clicando no botão que fica ao lado de cada serviço, você poderá habilitar ou desabilitar cada modalidade.

Ainda nesta tela, você poderá selecionar o seu endereço padrão de remetente. Pode ser um que você já tenha cadastrado em sua conta Melhor Envio ou, ainda, um novo endereço que você queira adicionar clicando em “adicionar endereço”:

Você poderá configurar suas opções de frete e, fazendo isso, seus envios já virão com serviços pré-selecionados, que poderão ser alterados posteriormente. 

É possível, ainda, configurar suas opções de seguro. Ao passar o mouse ao lado de cada modalidade, uma explicação sobre o método implementado surgirá próximo ao seu cursor.

Seguindo na mesma página, mais abaixo, você poderá observar as seguintes opções de configurações:

Marcando alguma das opções de "Serviços adicionais", eles serão sempre inseridos nos seus envios (para os serviços que estão disponibilizados). 

As opções de “Melhor Rastreio” servem para automatizar o uso do nosso sistema de rastreamento de mercadorias.

Ainda temos as opções de dimensões para o "Pacote padrão". Se o produto não tiver dados de dimensões cadastradas na sua loja, as dimensões desse campo serão usadas como padrão para gerar seus envios.

Por último, temos a configuração de retorno automático de código de rastreio para o Bling. Deixando esta opção selecionada, sempre que for gerado um novo código de rastreio ele será inserido em sua conta.

Após conferir e atualizar estas informações, você poderá clicar no botão “Minhas Vendas” e verificar a sua lista de pedidos atualizada.


Mais:

✔ Para entender o funcionamento do painel Minhas Vendas, clique no link abaixo:

Como funciona o painel "Minhas Vendas"

Encontrou sua resposta?