Neste manual, iremos mostrar ao usuário Amazon Marketplace como integrar os serviços do Melhor Envio através do download e preenchimento de tabelas de fretes divididas por regiões.

O primeiro passo será acessar sua conta Melhor, clicar na aba Integrações. Em seguida, clicar no opção "Amazon". Aparecerá a seguinte tela:

Ao clicar em GERAR TABELA, abrirá uma tela menor solicitando que você cadastre o CEP de origem das suas mercadorias:

Insira o CEP e clique em GERAR TABELA novamente. 

Uma opção de tabela será gerada com as seguintes ações: "Download", "Editar" e "Excluir".

Faça o download e, em seguida, será descarregada para o seu computador uma tabela em Excel com os valores de entrega do seu CEP de origem para todas as regiões brasileiras.

Esta tabela possui quatro abas. São duas para volumes de até 70 cm, nas modalidades padrão e expressa, e outras duas para volumes com medidas superiores a 70 cm, contendo estas mesmas modalidades. 

No documento, há a divisão de preços e prazos por regiões - capital e interior - e o Distrito Federal. São 53 zonas ao total:

Os números equivalem ao "Preço por pedido", uma espécie de valor fixado à pagar e o "Preço variável por kg", que é um valor aplicado de acordo com o peso do seu objeto. 

Na última coluna da tabela, é colocada uma estimativa de prazo para entrega, que pode variar entre dois e 28 dias, dependendo da modalidade.

Configurar modelos de envio

Depois de conferirmos a tabela, agora vamos cadastrar aquelas informações em sua conta Amazon. Acesse a Central do Vendedor, clique em Configurações e, em seguida, Configurações de envio:

Na tela seguinte, você deverá clicar em OK:

Na sequência, será solicitado que você insira o "Nome do modelo de envio". Você poderá chamá-lo de Melhor Envio, por exemplo.

Role o mouse até a opção Entrega no Brasil e Envio padrão. Ali estarão disponíveis as 53 regiões que iremos editar tendo como base as informações da tabela. 

Nas colunas à direita, em "Prazo de entrega" e "Custo de frete", são onde deverão ser incluídas estas alterações:

Na figura abaixo, os números da tabela em Excel estão na seleção em vermelho. As quantias que estão em verde, são os valores já preenchidos nas regiões equivalentes em sua conta Amazon:

Você deverá realizar o preenchimento em todas as regiões.

Depois, para preencher os preços e prazos referentes à forma expressa, é só rolar o mouse para baixo e selecionar "Entrega Expressa". Ao clicar, você vai perceber que só existe uma área preenchida, chamada "Brasil". Você deverá clicar em "Alterar", ao lado. Em seguida, abrirá a seguinte tela:

A partir daí, você terá que retirar a seleção em "Brasil" e, em seguida, clicar em cada estado e adicionar, separadamente, as opções capital e interior para cada um. No exemplo, primeiro foi selecionado "Goiás Capital". Em seguida, deve-se clicar em "Ok" para salvar. 

Depois, você voltará para a tela anterior. Será preciso clicar em "Adicionar nova região" para incluir a opção "Goiás Interior".

Você terá que realizar este procedimento com todas as 53 zonas que compreendem as regiões Centro-Oeste, Norte, Nordeste, Sul e Sudeste, lembrando de separar entre interior e capital.

Feito isso, será preciso editar os valores da tabela que correspondem à "Entrega expressa". Tenha cuidado para não preencher os preços e prazos referentes ao "Envio padrão", tá bem? Eles possuem condições diferenciadas e, quando inseridos de forma errada, poderão gerar alteração na hora da cotação do frete do seu produto.

Uma dica: se você possuir volumes com uma das medidas maiores de 70 cm, será preciso criar um novo modelo de envio para estas mercadorias, conforme fizemos no início (Configurações > Configurações de envio > Criar um novo modelo de envio). Depois, você deverá fazer todo o preenchimento dos valores por região, no caso de envio padrão. Para entrega expressa, é necessário incluir, novamente, os estados divididos entre capital e interior e, posteriormente, encaixar os valores. 

Mais:

✔ Acesse ao manual em vídeo sobre o uso de tabelas de frete:

(Vídeo) Manual Amazon: uso de tabelas de frete

✔ Aprenda a associar as suas mercadorias aos modelos de envio através do manual de integração completo:

Manual de integração: Amazon Marketplace

✔ Saiba como instalar o plugin Melhor Envio - Amazon Marketplace para usuários do navegador Google Chrome:

Manual Amazon: plugin para Google Chrome

Encontrou sua resposta?